Resumo da História do Carnaval no Brasil
A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma
das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era
praticada pelos escravos. Por
volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro,passou a ser criminalizada.
Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros.
das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era
praticada pelos escravos. Por
volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro,passou a ser criminalizada.
Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros.
Mas as camadas populares
não desistiram de suas práticas carnavalescas. No final do século XIX, buscando
adaptarem-se às tentativas de disciplinamento policial, foram criados os cordões e ranchos. Os primeiros incluíam a utilização da estética das
procissões religiosas com manifestações populares, como a capoeira e os zé-pereiras, tocadores de grandes bumbos. Os ranchos eram cortejos
praticados principalmente pelas pessoas de origem rural.
não desistiram de suas práticas carnavalescas. No final do século XIX, buscando
adaptarem-se às tentativas de disciplinamento policial, foram criados os cordões e ranchos. Os primeiros incluíam a utilização da estética das
procissões religiosas com manifestações populares, como a capoeira e os zé-pereiras, tocadores de grandes bumbos. Os ranchos eram cortejos
praticados principalmente pelas pessoas de origem rural.
As marchinhas de carnaval surgiram também no século XIX, cujo
nome originário mais conhecido é o de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música O Abre-alas. O samba somente surgiria por volta da década
de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo
o legítimo representante musical do carnaval.
nome originário mais conhecido é o de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música O Abre-alas. O samba somente surgiria por volta da década
de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo
o legítimo representante musical do carnaval.
Na Bahia, os primeiros afoxés surgiram na virada do século XIX para
o XX, com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Os
primeiros afoxés foram o Embaixada Africana e os Pândegos da África. Por volta
do mesmo período, o frevo passou a ser praticado no Recife, e o maracatu ganhou as ruas de Olinda.
o XX, com o objetivo de relembrar as tradições culturais africanas. Os
primeiros afoxés foram o Embaixada Africana e os Pândegos da África. Por volta
do mesmo período, o frevo passou a ser praticado no Recife, e o maracatu ganhou as ruas de Olinda.
Por volta da década de
1910, os corsos surgiram, com os carros conversíveis
da elite carioca desfilando pela avenida Central, atual avenida Rio Branco. Tal
prática durou até por volta da década de 1930.
1910, os corsos surgiram, com os carros conversíveis
da elite carioca desfilando pela avenida Central, atual avenida Rio Branco. Tal
prática durou até por volta da década de 1930.
Entre as classes
populares, surgiram as escolas de samba na década de 1920. As primeiras
escolas teriam sido a Deixa Falar, que daria origem à escola Estácio de Sá, e a Vai como Pode, futura Portela. As escolas de samba eram o desenvolvimento
dos cordões e ranchos. A primeira disputa entre as escolas ocorreu em 1929.
populares, surgiram as escolas de samba na década de 1920. As primeiras
escolas teriam sido a Deixa Falar, que daria origem à escola Estácio de Sá, e a Vai como Pode, futura Portela. As escolas de samba eram o desenvolvimento
dos cordões e ranchos. A primeira disputa entre as escolas ocorreu em 1929.
Em 1950, na cidade de
Salvador, o trio elétrico surgiu com Dodô e Osmar. Conheceria transformação em 1979, quando Morais
Moreira adicionou o batuque dos afoxés à composição. Novo sucesso foi dado aos
trios elétricos, que passaram a ser adotados em várias partes do Brasil.
Salvador, o trio elétrico surgiu com Dodô e Osmar. Conheceria transformação em 1979, quando Morais
Moreira adicionou o batuque dos afoxés à composição. Novo sucesso foi dado aos
trios elétricos, que passaram a ser adotados em várias partes do Brasil.
As escolas de samba e o
carnaval carioca passaram a se tornar uma importante atividade comercial a partir da década de 1960. Em
1984, foi criada no Rio de Janeiro a Passarela do Samba, ou Sambódromo, sob o mandato do ex-governador Leonel
Brizola. Com um desenho arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer, a
edificação passou a ser um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.
carnaval carioca passaram a se tornar uma importante atividade comercial a partir da década de 1960. Em
1984, foi criada no Rio de Janeiro a Passarela do Samba, ou Sambódromo, sob o mandato do ex-governador Leonel
Brizola. Com um desenho arquitetônico realizado por Oscar Niemeyer, a
edificação passou a ser um dos principais símbolos do carnaval brasileiro.
O carnaval, além de ser
uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo
turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época
de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e
consumo dessa mercadoria cultural.
uma tradição cultural brasileira, passou a ser um lucrativo negócio do ramo
turístico e do entretenimento. Milhões de turistas dirigem-se ao país na época
de realização dessa festa, e bilhões de reais são movimentados na produção e
consumo dessa mercadoria cultural.
Por Me. Tales Pinto
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